stocks e merchandising



1º Trabalho


Stocks e merchadising
O que é stock

Refere-se às mercadorias, produtos (finais ou inacabados) ou outros elementos na posse de um agente económico. É usado sobretudo no domínio da logística e da contabilidade.





O que é merchandising

Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores.





2ºTrabalho
Aprovisionamento
O que é e para que serve?
O aprovisionamento  é um processo que abrange vários aspectos na relação
entre fornecedores


e empresa, constituindo um conjunto de atos administrativos.
Caracterizar os diferentes tipos de aprovisionamento.
- Disponibiliza informação actualizada sobre os bens e serviços existentes nos contratos públicos de aprovisionamento e respectivos concursos públicos;
- Permite a consulta "on-line" sobre os concursos públicos, incluindo os programas de concurso e cadernos de encargos, admitindo a apresentação da proposta via internet;
- Comparação "on-line" dos bens e serviços constantes do catálogo para ajuda à decisão de compra;
- Importação de dados previamente seleccionados para processamento e impressão, incluindo formulários para proceder a consultas e encomendas.
Controlo de stocks – como se faz?
0 controlo de stocks implica diferentes tipos de operações:
– A armazenagem com as respectivas entradas, armazenamento e saída de artigos;
– A existência de um ficheiro de stocks;
– Imputação contabilística das entradas e saídas;
– Classificação dos stocks em categorias.
Stock de segurança – o que é e para o que serve?
O stock de segurança é determinado directamente através de previsões. Não conseguindo serem estas previsões absolutamente exactas, o stock de segurança irá funcionar como uma protecção quando a procura atinge valores superiores ao esperado. Como foi referido anteriormente as principais variáveis a ter em conta são a procura e o tempo de aprovisionamento designado também por prazo de entrega. É nestas variáveis que o stock de segurança irá desempenhar um papel fundamental na medida em que a satisfação da procura terá que ser garantida nas situações em que o prazo de aprovisionamento é superior ao valor médio previsto, a procura é superior ao valor médio previsto e no caso de as duas situações acontecerem simultaneamente. É ainda importante referir a relação directa existente entre o aumento dos stocks de segurança.
Aumento dos custos de ruptura e dos níveis de serviço;
Descida dos custos de posse;
Maiores variações na procura;
Maiores variações no prazo de entrega (tempo de aprovisionamento).
Stock de segurança serve para compensar variações no consumo médio mensal e no tempo de reposição, considerando que estes dois itens são variáveis, devido a sazonalidade, etc.
Custos dos Stocks?              
Os stocks suportam, para além do custo de ruptura, duas espécies de custo: custo de passagem encomenda para a constituição e reabastecimento e que vai somar-se ao preço de compra artigos e custo de posse inerente à sua existência e que vai agravar os preços de saída de armazém.
Custo de Passagem: O custo de passagem, que corresponde a 1% - 2% do montante total das encomendas, compreende todos os gastos devidos ao procedimento de compra, como remunerações e encargos com os agentes do aprovisionamento, estudos de mercado, despesas com negociações, redacção das encomendas, controlo dos prazos, relance aos fornecedores, controlo das entregas e conferência das facturas.
 Custo de Posse

 O custo de posse do stock compreende duas categorias de despesas: o interesse financeiro dos capitais imobilizados que se situa entre 10 e 15% e os gastos de armazenagem que podem atingir 5 a 10% do valor imobilizado.




3º Trabalho
Armazenagem de mercadorias
Armazém

·       Instalações de armazenagem
Na construção de um armazém deve evitar-se a utilização de materiais combustíveis, que possam contribuir para a ocorrência e propagação de um incêndio.
Deve fazer-se a construção em betão armado, isto porque este material apresenta uma alta resistência ao calor, o que concede desta forma uma maior estabilidade à estrutura.
Devem utilizar-se também vigas de madeira maciça, pois estas apresentam um lento processo de combustão e uma grande
estabilidade estrutural, isto quando comparadas com uma estrutura metálica que não tenham protecção.
·       Equipamento de armazenagem
Estruturas Porta-Paletes para Corredores Estreito
Estrutura Porta-Paletes com Dupla Profundidade
Estrutura com Trânsito Interno
Estrutura Porta-Paletes Dinâmico
Estrutura Porta-Paletes Tipo “Push-Back”
Estruturas Deslizante
·       Organização dos espaços, dos artigos e dos documentos no armazém
A armazenagem é constituída por um conjunto de funções de recepção, descarga, carregamento, arrumação e conservação de matérias-primas, produtos acabados ou semi-acabados.  
·        Aspectos logísticos de um pequeno armazém
Armazém:
Instalações de armazenagem
Equipamento de armazenagem
Organização do espaço, do artigo e dos documentos
Aspectos logísticos de um pequeno armazém
Armazenagem
Quando e como encomendar
Stock mínimo de segurança
Recepção de mercadorias e sua conferência
Controlo de entradas e saídas
Gestão das encomendas
Organização da base de dados
Escolha do sortido
Comunicação com os fornecedores







5º trabalho



Técnicas de Merchandising

O merchandising desenvolveu-se em consequência do nascimento do conceito de livre-serviço e a multiplicação de produtos no mercado.

As técnicas de merchandising começaram a ser desenvolvidas pelos distribuidores alimentares mas, actualmente, as técnicas de merchandising são utilizadas por lojas de serviços ou bancos, com igual sucesso.
O objectivo dos merchandisers é desenvolver, através desta ferramenta de marketing, acções de animação e valorização dos produtos no ponto de venda, de forma a influenciar a decisão de compra do consumidor.

Tipos de Merchandising:
Merchandising de sedução e o de organização ou gestão: preocupação principal é criar um ambiente e uma exposição dos produtos no ponto de venda que favoreça a compra, estando no entanto sempre subjacente a necessidade de rentabilizar o espaço da loja.
Merchandising orientado para a organização e gestão: o plano está centrado sobretudo na rentabilidade do espaço da loja.









7ª Trabalho
Embalagem dos produtos
Importância da embalagem
A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca. É um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto. Se a embalagem não for condizente com o produto, não chamar a atenção de quem o compra, a chance do consumidor não perceber o produto é maior.



Importância do design e da cor
É um fator muito importante na construção desse poderoso componente dos produtos.


Cada cor possui uma característica única. O vermelho é a cor que mais se destaca visualmente e a mais rapidamente distinguida pelos olhos. Olaranja é resultado da mistura do vermelho com o amarelo e as áreas coloridas pelo laranja parecem sempre maiores do que são na realidade. O amarelo é uma cor fundamental e passa a ideia de atenção. O verde é uma das três cores primárias em cor-luz e representa a esperança. O azul é a cor mais escura das três cores primárias e todas as cores que se misturam com ela esfriam se, por ser ele a mais fria das cores. O violeta significa a conquista impulsiva do Vermelho com a entrega delicada do azul. O magenta é uma cor próxima ao violeta, e simboliza devoção, fé, temperança, castidade, dignidade, abundância, riqueza, autoridade e poder. O marrom não existe como luz colorida, por ser um amarelo sombrio. O branco é a síntese aditiva das luzes coloridas. Uma cor-luz e sua complementar sempre produzem o branco.





Impacto visual
De grande impacto visual, as embalagens comunicam os valores das marcas dos produtos que embalam, fator determinante no processo de compra de consumidores cada vez mais exigentes.
O design da embalagem passa a responder pela diferenciação do produto, criando impacto visual necessário para a sua identificação, atraindo o consumidor e estabelecendo um contato emocional com este. O elo de ligação e de comunicação estabelecido entre produto, consumidor e marca, se eficiente, pode resultar em fidelidade  mesmo que temporária - à marca adquirida. As cores e formas conferidas às embalagens podem adquirir significados simbólicos e sugerir determinadas impressões e estados emocionais resultando num bom funcionamento dos objetivos finais da mensagem publicitária. Pois, além de haver identificação do consumidor com o produto no ponto de venda através da embalagem, esta ainda pode permanecer com o consumidor passando a conviver na sua casa por determinado tempo e assim se estabelecer um vínculo emocional bastante favorável aos objetivos de marketing.



Embalagens de papel cartão:
As empresas utilizam as mais avançadas tecnologias de impressão offset para a, criação e produção de cartuchos.
As embalagens de papel cartão são produzidas em até sete cores mais verniz, com a gravação de chapas offset através da tecnologia CTP (Computer-to-Plate), diretamente do arquivo digital, ou seja, sem a necessidade do uso de filmes.


Essa tecnologia confere qualidade superior à imagem, um registro de cores perfeito e constante, além de menor desgaste do material, aumento da resistência da embalagem e garante a ausência decontato manual.








Embalagem de papelão ondulado:
A impressão direta em policromia (cinco cores + verniz) e a aplicação de rótulos pré-impressos possibilitaram à embalagem de transporte uma nova concepção: integrar proteção com a comunicação visual do produto.
Se a embalagem de papelão ondulado pode ser sofisticada e reforçar a comunicação visual do produto, pode também se utilizada como um display. Descartável, barato, reciclável, leve e resistente, material produzido com papelão ondulado viabiliza qualquer projeto promocional.
Além de melhorar a exposição do produto no ponto-de-venda, aplica o conceito de substituição de materiais para transporte: Contêiner Reciclável de 1.000 litros - para substituir os contentores plásticos ou de metal que geralmente são usados; e o Bulk Container - linha de produtos ajustáveis para grandes volumes.







O VIDRO:
O vidro é utilizado em larga escala, em diversas linhas e categoria de produtos, e se destaca por ser um material que contém as mais completas qualidades exigidas pelas embalagens modernas e ainda ser 100% ecologicamente correto.

Por que utilizar o Vidro
O sucesso do seu produto está diretamente relacionado com o impacto visual da embalagem no ponto de venda. O vidro atrai a atenção do consumidor, além de seduzir e impulsionar as vendas.
O vidro possui inúmeras características tornando-o versátil e seguro para diversos produtos: alimentos, bebidas alcoólicas, cervejas, sucos, águas minerais e refrigerantes.

Nas embalagens podem retirar varias qualidades:
·         Transparente e elegante: o consumidor visualiza o que pretende comprar. Os produtos ganham uma imagem nobre, sofisticada e confiável.
·         Higiénico: o vidro é fabricado com elementos naturais, protegendo os produtos durante mais tempo e dispensando conservantes adicionais.
·         Inerte: o vidro não reage quimicamente. Por ser neutro, os produtos não sofrem alterações de sabor ou de qualidade.
·         Impermeável: por não ser poroso, funciona como uma barreira contra qualquer agente exterior, mantendo assim os produtos mais frescos, aumentando o "shelf-life" em relação a outros tipos de embalagens.
·         Prático: após o uso, o produto pode ser espalmado, caso não seja consumido em sua totalidade.
·         Resistente: mudanças bruscas de temperatura, cargas verticais e humidade não são problema para as embalagens de vidro.
·         Microondas: pode ser usado diretamente no microondas.
·         Versátil: formas, cores, tamanhas são detalhes que fazem diferença no ponto de venda.
·         Múltiplo uso: as embalagens de vidro podem ser reaproveitadas.
·         Reciclável: o vidro é a única embalagem amiga da natureza e 100% reciclável.

Composição:
O vidro é composto por areia, calcário, barrilha, alumina e corantes ou descorantes.

Processos de Fabricação
As embalagens de vidro dividem-se em dois tipos: boca larga e boca estreita, para cada tipo existem um processo mais apropriado de fabricação.
O processo de fabricação da embalagem é dividido em dois estágios. No primeiro estágio é moldado o arremate (boca) da embalagem. No segundo estágio, com a utilização da forma, é usado o sopro (ar comprimido) e define-se o formato e gravações do produto:
·         Blow and Blow: (Soprado e Soprado) é utilizado para embalagens de boca estreita. São embalagens com maior peso e velocidades menores.
·         Press and Blow: (Prensado e Soprado) utilizado para produtos de boca larga com peso inferior e maior velocidade de produção.



Embalagens de plástico:
Embalagem de plástico é uma técnica e uma ferramenta de marketing. A embalagem não é um conceito que facilita o manuseio de distribuição e armazenagem de produtos domésticos. Ele assegura que os produtos naturalmente, proteger a sua qualidade e para sugerir uma vida de prateleira. Mas a embalagem de plástico é também uma ferramenta excepcional de comunicação que não deve ser menosprezada. É um conceito que faz parte de uma estratégia global de marketing amplamente estudado pelos estudiosos ansiosos para maximizar as vendas. Embalagens de plástico torna possível desencadearem um impacto visual imediato que aumenta o produto. Ele fornece uma maneira sensata de comunicação em tempo real para os consumidores e destaca os pontos fortes da marca.
O desempenho das embalagens de plástico de um fabricante especializado boas práticas no domínio.

Existem vários tipos de embalagens de plástico no mercado. Fabricantes de especialistas no assunto em projetar recipientes eficaz mais eficiente. Os pacotes padrão plástico se tornam cada vez mais popular com os fornecedores, independentemente do sector de mercado. O polipropileno é muito utilizado nos contentores porque é um componente robusto e confiável. Ele pode gerar umas multi-adaptações de cinema. Muitos fabricantes de embalagens plásticas para escolher. Alguns especialistas em embalagens de plástico têm também utilizado em técnicas de processamento aplicadas por injeção de materiais plásticos.







Rotulagem da etiqueta
A rotulagem pode ser definida como o acto de atribuir uma característica ou uma marca distintiva. No caso concreto dos rótulos ecológicos a característica que se pretende atribuir está relacionada com o menor impacte ambiental associado a um produto, serviço ou empresa.
·         Tipo I - Rotulagem ambiental Tipo I (ISO 14024) – prevê a minimização dos impactes ambientais ao longo do ciclo de vida do produto, estando os critérios disponíveis para todas as partes interessadas e prevendo  certificação de terceira parte;
·          Tipo II ou alegações ambientais auto-declaradas (ISO 14021) – prevê a alegação sobre aspectos ambientais de um produto, não sendo certificado nem recorrendo a critérios validados, pelo que o seu nível de transparência e credibilidade é menor do que os outros dois tipos;
·          Tipo III ou declarações ambientais do produto (ISO 14025) – prevê a quantificação dos impactes ambientais do produto ao longo do seu ciclo de vida, sendo os dados verificados por uma entidade independente, servindo como instrumento de comunicação ao fornecer informação verificável e rigorosa sobre aspectos ambientais.

Existem no mercado vários tipos de rótulos ambientais, essencialmente dos Tipos I e II, alguns de aplicação a diferentes tipos de produtos, como é o caso do Rótulo Ecológico Comunitário, e outros específicos para determinados produtos, como, por exemplo, o OEKO-TEX®100 que é aplicável a artigos têxteis. Assim, uma empresa têxtil que queira os seus produtos reconhecidos com um cariz ambiental, encontra no mercado um leque bastante alargado de opções. Embora a sua escolha seja normalmente orientada pelas exigências dos clientes, há situações em que as empresas definem uma estratégia para a colocação de determinada gama de produtos no mercado e seleccionam o rótulo tendo em consideração a estratégia definida.












8º Trabalho

Produção de produtos no ponto de venda

O que é a promoção de vendas?


Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar a vendas de um produto ou de um serviço. Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço:
·         Amostras: São ofertas de uma quantidade de produtos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vínculo de compra;
·         Cupões: Certificados que garantem aos compradores vantagens em relação a compra ou a sorteios definidos pelo empreendedor;
·         Brindes: são artigos úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores;
·         Recompensas por preferência: São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta.
·         Promoção no ponto de venda: Uma das formas mais comuns de promoção de venda, onde são trabalhados os expositores e pontas de gondolas a fim de atrair a atenção dos consumidores.
·         Concursos e Sorteios: São encontrados normalmente em grandes campanhas que possibilitam ao consumidor obter alguma coisa, normalmente um prémio,como carros, casas etc.

Para que serve?
Serve aumentar o nível de vendas, a promoção deve proporcionar ao consumidor um benefício concreto, sensibilizando-o naquele momento. Portanto, não se deve prolongar uma campanha por muito tempo, pois o benefício adicional pode incorporar-se ao produto ou serviço, reduzindo o impacto e os resultados da ação promocional.

Símbolos utilizados nas promoções?
Numa estratégia de comunicação global, o merchandising e as acções promocionais no ponto de venda são técnicas vitais para o êxito de uma marca. A originalidade e distinção das iniciativas ao nível do merchandising e das acções promocionais são pontos-chave para que no palco comercial captemos os sentimentos, desejos e reacções do consumidor. O produto pode ser bom, a comunicação excelente, mas se no chegar ao linear, não estiver de forma visível, se não conseguirmos gerar experimentação, todos os outros esforços foram em vão.

Promoção e descontos?
O objetivo de uma promoção é ampliar o volume de vendas de uma empresa, por meio de produtos que realmente levem vantagens aos consumidores. É utilizada em momentos em que os produtos precisam de destaque, seja por ocasião de lançamento ou por estar esquecido no mercado. O ponto de venda tem de ser adequadamente preparado para períodos de promoções.
Se a empresa não tem o hábito de promover promoções com produtos de preços e qualidade vantajosos aos clientes, pode estar cometendo um grande erro. O objetivo de uma promoção é ampliar o volume de vendas de uma empresa, por meio de produtos que realmente levem vantagens aos consumidores.

Tipos de descontos:
Desconto Simples
É aquele obtido em função de cálculos lineares (capitalização simples). Distinguem-se dois tipos de descontos simples, o racional e o comercial ou bancário.

Desconto Composto

O conceito de desconto em juro composto é idêntico ao visto no regime de juro simples, corresponde ao abatimento por saldar-se um compromisso antes do seu vencimento. A diferença é devida apenas ao regime de juro, sendo o raciocínio financeiro o mesmo. O que fazemos é calcular a diferença entre o valor nominal e o atual do compromisso na data em que se propõe que seja feito o desconto. O desconto corresponde à quantia a ser abatida do valor nominal e o valor descontado é a diferença entre o valor nominal e o desconto. Conceitualmente existe apenas o desconto racional sendo o desconto comercial ou bancário uma convenção prática do mercado em geral.



Circuito de correspondência


O Circuito da Correspondência:

Considera-se correspondência toda e qualquer forma de comunicação escrita, produzida e destinada a pessoas jurídicas ou físicas, bem como aquela que se processa entre órgãos e servidores de uma instituição.



Recepção:

Local de recepcionar e controlar visitantes. Cabe ao recepcionista responder perguntas gerais sobre a empresa ou direccionar as perguntas para outros profissionais qualificados.

É o sector do hotel onde se processam os contactos, quer seja com clientes, fornecedores ou até com outras empresas. É a principal dinamizadora do hotel, e o seu funcionamento espelha a imagem deste. Normalmente é da responsabilidade da Recepção a prossecução de reservas, entradas e saídas de clientes, pagamentos, dar informações a clientes, controle do estado dos quartos, receber reclamações, entre muitas outras tarefas que resultam do contacto com os diversos agentes relacionados com o hotel.

Distribuição:

A distribuição da correspondência pode ser feita de diversas formas, mas sempre de forma a poder ser controlada. E, para esse efeito utiliza-se o chamado livro de protocolo.

Expedição:

Antes de a correspondência ser inserida no sobrescrito deve-se verificar, se:

A carta está datada e assinada;

Contém o material referido em anexo;

O endereço corresponde ao do sobrescrito.


3º período 
  • Promoção de produtos

  • o que é promoção de produtos: Promoção de vendas é um dos quatro aspectos do serviço: mocional mix
  • Refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar a vendas de um produto ou de um serviço. 
  • Consiste num conjunto diversificado de incentivo a curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço
  •                       
  • _ descontos: Desconto simples comercial ou simplesmente desconto por fora é o desconto aplicado sobre o valor nominal, ou futuro do título, muito utilizado nas instituições financeiras e no comércio em geral. O desconto comercial é uma convenção secularmente aceita e amplamente utilizada nas operações comerciais e bancárias de curto prazo, merecendo, por isso, toda atenção especial, pois por essa convenção altera-se o conceito básico e verdadeiro da formação e da acumulação de juro, implicando, consequentemente, na determinação de taxas efectivas (custo financeiro efectivo). O cálculo desse desconto é análogo ao cálculo do juro simples.
  •           
  • _ vales
  • brindes: São artigos úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores;
  • Os brindes promocionais personalizados são recursos utilizados para a divulgação de uma empresa, marca ou produto, além de promovê-los, eles são uma forma muito útil de conquistar clientes. 
  • Os brindes devem ser bem escolhidos pela empresa, que deve agir na intenção de causar impacto e agradar o cliente.
  • Quando comprados em grande quantidade, os brindes personalizados podem sair bem mais baratos, não exigindo muito gasto por parte da empresa.                                                                         Em diversas situações os brindes promocionais são o diferencial que torna uma compra possível.
  • Em caso de modificações no status da empresa, os brindes promocionais podem ajudar na divulgação da notícia, como em mudanças na marca ou alguma fusão com outra empresa.
  • Montar edições limitadas dos brindes personalizados é outra maneira de chamar a atenção do público alvo. Mas não devemos esquecer de que os brindes promocionais devem atender tanto aos homens, quanto às mulheres. Assim, estojos de beleza e outros itens são sempre bem-vindos.
  • A revenda dos brindes promocionais em locais relacionados a ele também pode ser utilizada para o produto chegar ao consumidor final. E, claro, eles também são aliados para ações internas, atendendo até mesmo os próprios funcionários da empresa. 


higiene e segurança no trabalho aplicadas aos espaços comerciais 

identificar os aspectos relacionas cm a higiene e segurança no trabalho tendo a sua adaptação aos espaços comerciais: Segurança, 




Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho
A área da Segurança e Higiene no Trabalho tem por objetivo a identificação, avaliação e o controlo das condições de trabalho e da atividade profissional.


Neste âmbito, e de acordo com a legislação em vigor, a CentralMed presta os seguintes serviços:

• Apoio técnico


• Vistorias técnicas


• Análise do ambiente de trabalho
    

• Avaliação de riscos

    

• Avaliação da qualidade do ar interior

    

• Acompanhamento na implementação das medidas propostas

    

• Aconselhamento na aquisição e colocação de sinalização de segurança

    

• Caracterização de acidentes de trabalho

    

• Elaboração e distribuição de informação técnica de acordo com a atividade desenvolvida

    

• Conforto térmico

    

• Avaliação dos níveis de ruído e elaboração das respectivas fichas individuais de trabalhador

    

• Estudos ergonómicos

    

• Procedimentos de segurança

    

• Estudos de iluminação
Na Avaliação de Riscos, a CentralMed assegura um 

serviço personalizado, altamente especializado e 
direcionado para as necessidades dos seus clientes, 
aconselhando-os em soluções mais eficazes para reduzir o 
risco de acidentes de trabalho e doenças profissionais.


















































































































_o que são acidentes de trabalho, como é que se aplicam os  acidentes de trabalho: Um acidente de trabalho é aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão corporalperturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho, ou de ganho, ou a morte. 
                                    

_ medidas de prevenção
CONTROLO DO RISCO: 
Controlar os riscos significa intervir sobre eles, obtendo a minimização dos seus 
efeitos até a um nível aceitável. A eficácia do controlo depende, assim, em larga 
medida de tal acção incidir na fonte da sua génese e se direccionar no sentido da 
adaptação do trabalho ao homem.
PREVENÇÃO:
Conjunto de métodos e técnicas que em   
conjunto apresentam como objectivo 
central: evitar ou reduzir (quando não é 
possível eliminar) através de um conjunto 
de medidas implementadas em todas as 
fases (concepção/projecto, produção, 
comercialização, etc.) o nº de acidentes e 
doenças profissionais da organização. Está 
implícita a prevenção integrada, cuja 
integração na estruturada organização. 





_ sinais que se utiliza na prevenção dos acidentes:
PRINCÍPIOS GERAIS DE PREVENÇÃO

  • Evitar os riscos
  • Avaliar os riscos que não possam ser evitados
  • Combater os riscos na origem
  • Adaptar o trabalho ao homem
  • Ter em conta o estado de evolução da técnica
  • Substituir o que é perigoso pelo que é isento de perigo ou, pelo menos, menos perigoso.
  • Planificar a prevenção como sistema coerente –organizar o trabalho.
  • Dar prioridade ás medidas de protecção colectiva.
  • Dar instruções adequadas aos trabalhadores- Formar e informar.


ergonomia A ergonomia, ou human factors (fatores humanos) ou human factors & ergonomics (fatores humanos e ergonomia), expressões pelas quais é conhecida nos Estados Unidos da América, é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
Os ergonomistas contribuem para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
_ legislação aplicada a higiene e segurança no trabalho: 
A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas como Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, O Ambiente e as Doenças do Trabalho, Higiene do Trabalho, Metodologia de Pesquisa, Legislação, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões e Gerência de Riscos.

O quadro de Segurança do Trabalho de uma empresa compõe-se de uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho. Estes profissionais formam o que chamamos de SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Também os empregados da empresa constituem a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que tem como objectivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

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